
Vou iniciar falando da areia das praias Milionários e Gonzaguinha.
Aqui falta areia. Cada dia mais as águas buscam espaço pra cima das calçadas destas praias. Somente o prefeito atual já refez a calçada do Gonzaguinha por 2 ( duas ) vezes, dinheiro este gasto para sempre maquiar a calçada que na verdade sofreu a intervenção da natureza, por conta de uma agressão ocorrida anos atrás.
Tudo porque em em meados de 1950 foi construído um acesso à Ilha Porchat, feito um grande aterro, que bloqueou o fluxo natural das marés, formando um grande banco de areia no Itararé, areias estas que deveriam estar espalhadas pelo Boa Vista e Gonzaguinha.
"Mantidas as condições atuais, com certeza a Praia do Gonzaguinha tende a sumir", resume, em tom de resignação, a pesquisadora Célia Regina de Gouveia Souza, do Instituto Geológico de São Paulo sem, no entanto, se arriscar a prever uma data.
O assunto é polêmico, e os efeitos são sentidos aos poucos, não gerando grande preocupação na população em geral.
Por isso os administradores imediatistas não trabalham na questão, pois só interessa a eles a manutenção do poder através da definição de prioridades mais visíveis e palpáveis ao eleitor e não ao cidadão.
Talvez em todos os discursos dos políticos anestesiados, poderiam usar o termo Eleitores e Eleitoras ao invés de Cidadãos, porque não há interesse em resolver questões demandadas pelo cidadão mas somente transfomar o cidadão em eleitor.
Na foto ao lado, produzida em 1910, podemos observar o fluxo natural das águas que abastecia de areia as praias do Gonzaguinha e Milionários/Boa Vista.