sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Saneamento, por favor!

É importante ter em nossa profissão, tarefas que nos façam sentirmo-nos úteis ao mundo, através de vontades, e competências que identificamos no nosso dia a dia.
Fazer parte da gestão da saúde publica, me dá satisfação por saber que ali estou fazendo a minha parte. Pra isso é preciso que haja capacitação continuada e permanente.

A capacitação deve levar os gestores gradativamente à compreensão da abrangência de cada uma das tarefas, em cada programa do qual faz parte, e de que tudo está integrado, em menor ou maior escala de complexidade, seja social, econômica, e cultural.


É preciso ter uma porta de entrada para que os gestores em saúde pública compreendam a situação atual, por serem eles que vão produzir condições de gerenciar o sistema e seus componentes, ações e programas. 

Ao perceber que a Cultura e o Saneamento devem ser as maiores preocupações de um Governo, podemos discutir e conservar os valores culturais, que produzem resultados na saúde pública, através de Ações Culturais e Ações Artísticas, pra levar o cidadão à compreensão de que existe o planeta, nele vivemos, e portanto a degradação que causarmos, refletirá em todos nós, pra sempre, como condicionantes da nossa saúde. 
Do ponto de vista das ações de governo, se existe um grande problema a ser enfrentado, é o Saneamento! E este interfere diretamente na cultura, produzindo ações insalubres, pois resta ao cidadão apenas viver na condição em que está a sua comunidade.

Temos a obrigação de sanear o planeta, dos resultados da nossa convivência. Recolher todos os resíduos e fazer sua reciclagem ou descarte de forma a harmonizá-los com o meio ambiente.

Além disso, buscar ações que possam compensar completamente, tudo aquilo que já fizemos de degradação ambiental.

Voce concorda com a retirada do acesso à Ilha Porchat e construção de uma ponte?